sábado, 24 de agosto de 2013

Inventor da Maquina Fotografica

O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833).
 Em 1827, Niépce demorou mais de oito horas para conseguir fazer a primeira "fotografia" da História. Captada em uma lâmina de estanho e feita com a luz do Sol, a imagem mostrava parte de um celeiro e uma árvore, a visão que Niépce tinha de sua oficina.
 Em 1929, ele passou a trabalhar com Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que acabou inventando a primeira máquina fotográfica 12 anos depois. 
 O "daguerreotype" ("daguerreótipo") exigia 30 minutos de exposição da imagem à luz, o que significa que cada foto levava meia hora para ser tirada. A máquina impedia que a imagem desaparecesse - um grande avanço em relação ao o projeto original de Niépce.
 Mas como essa câmera rudimentar funcionava? Uma lâmina de cobre era bem polida, até ficar parecida com um espelho, e depois recebia um banho de iodo, para ficar sensível à luz. Depois, era colocada em uma "câmera", uma caixa de madeira bem simples e com lente, para que a imagem fosse captada. Em seguida, a placa era "revelada" com mercúrio quente e a imagem aparecia. Para fixar a cena, a foto recebia outro banho, dessa vez de tio sulfato de sódio, e então ganhava uma corzinha com cloreto dourado.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Evolução da Fotografia

Os princípios básicos da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura. No entanto, a primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1825 por um francês. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente em uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas. Há dez anos que Joseph Nicéphore Niépce já tentava este feito, mas sem êxito. Nesta primeira fotografia via-se a vista da janela do sótão de sua casa. Aos poucos foram desenvolvidas novas técnicas. 
Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram diversos refinamentos e melhoramentos. Hoje em dia impera a fotografia digital, deixando para trás os rolos fotográficos e os negativos. A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas. Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.